O objetivo principal da nova técnica é evitar a remoção total da córnea, trocando apenas a parte interna (endotélio e descemet) que está comprometida. A principal vantagem da técnica está no tempo de recuperação visual, que é muito mais rápido comparativamente com a Ceratoplastia Penetrante, também conhecida como Transplante Penetrante, em torno de 12 meses e o DSAEK/DMEK apenas 01 mês.
Vantagens fundamentais:
A cirurgia com câmara anterior fechada minimiza a possibilidade de complicações no momento em que o globo ocular está aberto, tal como hemorragia expulsiva ocorre no transplante penetrante(PK).
A recuperação é muito mais rápida. Como não há necessidade de suturas, a refração se estabiliza de forma mais rápida. Em geral, na semana seis, a maioria dos pacientes está com 20/40 (75%) ou mais de visão.
A possibilidade de rejeição é pequena e a reação inflamatória intraocular mínima.
COMO É FEITO DSAEK/DMEK?
A cirurgia é realizada sob sedação leve. Medicação entorpecente também é utilizada para que haja pouco ou nenhum desconforto. Usando instrumentação sofisticada adaptado, a córnea do doador é preparada e colocada no olho do destinatário.
Este novo enxerto é então apoiado por uma bolha de ar que pressiona contra a córnea do destinatário, enquanto o paciente está confortavelmente deitado sobre suas costas. A bolha toma o lugar de suturas e só é necessário por um curto período de tempo após o término da cirurgia.
Geralmente não há dor após a cirurgia, embora alguns sensibilidade à luz e sensação de areia olhos é comum. Recuperação visual varia dependendo da gravidade de sua nebulosidade da córnea antes da cirurgia. A maioria dos pacientes notam melhora em sua visão durante as primeiras duas semanas após a cirurgia com a melhoria contínua ao longo dos próximos quatro a seis semanas.