Transplante não penetrante de córnea (transplante lamelar anterior – DALK)

Deep Anterior Ceratoplastia lamelar (DALK) é um novo método de transplante de córnea para as doenças da córnea, como ceratocone anterior, cicatrizes na córnea e distrofias estromais. Apenas as camadas doentes anterior da córnea são substituídas e a camada mais interna, o endotélio, é mantida( cirurgia B e C). Porque a camada interna é mantida, o corpo não reconhece o tecido do doador, portanto há menos risco de rejeição e os medicamentos corticosteróides podem ser interrompidos depois de apenas seis semanas.

 

Interrupção da medicação corticosteróide diminui o risco de glaucoma ou catarata, que é uma preocupação com o uso de corticosteróides. Uma vez que os corticosteróides são interrompidos mais cedo, a ferida cicatriza mais rapidamente e as suturas da córnea podem ser removidas muito mais cedo do que com um transplante de espessura total.

 

Menor grau de sutura astigmatismo pós-operatório relacionado também tem sido relatada com DALK em comparação com os enxertos de espessura total. O transplante de espessura padrão completa é viável em média 20 anos e, em seguida, muitas vezes vai falhar e precisam ser repetidas.

cornea5