Catarata sem Sutura e Anestesia Tópica com Colírio

suturaA moderna cirurgia de catarata

No passado a cirurgia de catarata era realizada sob anestesia geral, com internação por diversos dias e era considerada de alto risco. Após a cirurgia, a pessoa passava a usar óculos de alta distorção. Hoje, o resultado da cirurgia é altamente previsível, a recuperação é rápida e, geralmente, não há necessidade de internação. Isto tornou-se possível graças à especialização do seu oftalmologista em uma notável técnica denominada facoemulsificação. Embora seja bastante complexa e exija alta habilidade do cirurgião, uma cirurgia por facoemulsificação com evolução normal leva apenas cerca de vinte minutos. A permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente uma hora e meia, incluindo o preparo pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica.

 

Colírio anestésico e sem pontos

Seu cirurgião utiliza uma técnica especial que permite anestesiar o olho com gotas de colírio anestésico em substituição à anestesia local por injeção . Em alguns casos é feita uma leve sedação para que o paciente se sinta relaxado. Em seguida, o cirurgião insere uma microssonda de ultra-som na cápsula que envolve o cristalino opaco. Com a microssonda conectada ao facoemulsificador, o cristalino é fragmentado em partículas e aspirado do olho. Depois o cirurgião implanta uma lente intra-ocular dobrável no lugar do cristalino. A cirurgia não tem sangue e, na maioria dos casos, não são necessários pontos, pois, a incisão se fecha pela pressão natural do olho.

 

Após a cirurgia

Não há necessidade de curativo no olho operado e, geralmente, após breve recuperação pós-cirúrgica, o paciente recebe alta e vai para a casa. O uso do colírio anestésico praticamente elimina o inchaço e os hematomas na região do olho operado e possibilita que a visão de alguns pacientes comece a ficar nítida logo após a cirurgia. O retorno gradativo às atividades do dia-a-dia inicia-se já no dia seguinte, conforme as recomendações do cirurgião. Serão prescritos medicamentos para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de infecção. A cirurgia por facoemulsificação não utiliza raio laser. Se, meses ou anos após a cirurgia, a cápsula que envolve a lente intra-ocular se tornar embaçada o problema é, então, tratado de maneira rápida com o equipamento chamado YAG laser.

 

Benefícios

Os avanços tecnológicos e o aprimoramento da técnica de micro incisão, da anestesia por colírio e da lente intra-ocular dobrável tornaram a cirurgia de catarata um dos mais bem sucedidos da medicina. Pesquisa da American Society of Cataract and Refractive Surgery concluiu que em cerca de 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia. A possibilidade de complicações, existentes em toda cirurgia, é bastante remota na moderna cirurgia de catarata. Alguns dos riscos poderão ser evitados se forem observadas as recomendações pré e pós-operatórias do cirurgião. O cirurgião conversará com você e/ou seus familiares sobre os avanços, benefícios e riscos deste sofisticado procedimento cirúrgico.