Implante de Anel Intra-estromal é uma técnica inovadora e pioneira no tratamento do Ceratocone. O método, reconhecido internacionalmente, é um dispositivo médico implantável no estroma corneano que busca regularizar deformações corneanas causadas por patologias do tecido e corrigir ou diminuir erros refracionais associados.
Tecnologia
O Implante de Anel Intra-estromal é fabricado a partir de um material comprovadamente inerte e biocompatível, utilizado há décadas na fabricação de implantes intraoculares, o PMMA(Polimetilmetacrilato). Instrumental de alta tecnologia desenvolvido e recentemente aperfeiçoado especificamente para a utilização na técnica do implante. Segmentos com diferentes espessuras e comprimentos, obtendo melhores resultados em cada uma das indicações.
Evolução – 19 anos de Pesquisa e Sucesso
O procedimento vem sendo desenvolvido desde 1986 e atrai cada vez mais a atenção e a adesão de oftalmologistas do Brasil e do exterior, sendo mais de 10.000 implantes realizados com resultados extremamente favoráveis.
Reconhecimento Mundial
O Implante de Anel Intra-estromal está aprovado para uso na Europa, mediante atendimento de todos os requisitos essenciais de segurança e eficácia constantes da Diretiva Médica da Comunidade Européia. O procedimento reconhecido internacionalmente, é referência mundial no tratamento do Ceratocone e outras patologias oculares em diversos paises, como: Espanha, Itália, México, Cuba, Portugal, Argentina, Uruguai, Arábia Saudita, entre outros.
– Reversibilidade: O anel pode ser removido e a córnea retorna suas dimensões originais pré-implante.
– Reajustabilidade: O anel pode ser substituído ou reposicionado, caso necessário, para melhora do resultado obtido.
– Estabilidade: Os resultados se mantêm ao longo do tempo.
– Previsibilidade: Os resultados são produtíveis Preservação da integridade do órgão, por tratar-se de uma técnica de adição, mantendo a região nobre da córnea, que é o eixo visual. Preservação da asfericidade positiva da córnea, que é uma característica óptica importante para minimizar aberrações do sistema e permitir uma melhor acuidade visual. Baixo índice de complicações.
Laser de FemtoSegundo para cirurgia de implante de Anel Intra-estromal
De todas as estruturas oculares, a córnea é uma das mais sensíveis do ponto de vista anatômico, de modo que pequenas alterações no formato de sua superfície podem induzir grandes distúrbios visuais. O ceratocone é uma doença que acomete especificamente a córnea, bilateralmente, de maneira assimétrica, por um enfraquecimento biomecânico que pode modificar de forma progressiva para o formato de um cone, o que define sua nomenclatura.
Em geral o ceratocone evolui e é diagnosticado na fase da adolescência, com mudanças rápidas e progressivas do astigmatismo gerado pela doença, que pode ainda se associar a uma miopia progressiva. Devido à fragilidade estrutural das fibras de colágeno, sua curvatura aumenta de maneira assimétrica, de forma que os óculos nem sempre são suficientes para corrigir o grau existente, gerando frustração para o paciente que enxerga embaçado.
Atualmente, com o conhecimento das interações moleculares intracorneanas e com a tecnologia do Laser de FemtoSegundo, o tratamento do ceratocone atingiu um novo patamar qualitativo, com novas e seguras. Já é possível reforçar a estrutura da córnea através do Cross Linking de colágeno (CXL), que é realizado em regime de Day Clinic, com a aplicação de radiação controlada de Ultravioleta A (UVA) associada à solução fotosensibilizante de riboflavina.
A evolução da tecnologia do laser, associada à transparência natural da córnea, permitiu o desenvolvimento de técnicas com cortes super precisos através de pulso ultra rápido (FemtoSegundo) para a criação de túneis intracorneanos. Esses túneis são utilizados para o implante de anéis Intra Estromais de material sintético, que regulariza o formato anterior da córnea, com melhora da acuidade visual dos pacientes que têm ceratone e que não mellhoram com óculos. O Laser tornou a cirurgia mais previsível e segura, pois apresenta acurácia de micras (milésimo de milímetro) na confecção de túneis e cortes na córnea, o que não era possível com a técnica manual. O Laser de FemtoSegundo pode também realizar cortes programados em cirurgias de transplante da córnea. Dessa forma, um encaixe perfeito entre o tecido doador e receptor pode ser obtido, com diminuição do astigmatismo residual pós-operatório e com melhor aproveitamento do tecido saudável.