Catarata Personalizada com Implante de Lentes Premium (Difrativa, Asférica ou Tórica)

catarata (1)Catarata

É a perda da transparência do cristalino, lente natural do olho, que leva a uma baixa progressiva da visão.

 

Principais tipos de Catarata

O tipo mais frequente é a catarata senil, do envelhecimento. Há outros: catarata congênita (presente ao nascimento), catarata metabólica (secundária ao diabetes e ao uso de corticóides) e catarata traumática (por trauma contuso no olho, bolada, soco, queda).

 

Principais sintomas

Os principais sintomas decorrentes da catarata são:
Visão borrada (perto e/ou longe), ofuscamento pela luz (sol, farol de carro, etc.), halos ao redor de luzes, descoloração, visão dupla ou perda da noção de profundidade.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado em uma consulta oftalmológica de rotina.

 

Tratamento

É sempre cirúrgico, não havendo colírios ou outras terapias para o seu tratamento.

 

Indicações de Cirurgia

Na presença da catarata e ausência de contra-indicação, a cirurgia estará sempre indicada.
Não é preciso esperar a catarata ‘’amadurecer’’ (conceito antigo), pois isto torna o procedimento mais difícil, com maiores chances de complicação durante o procedimento realizado com as técnicas mais avançadas.

 

Resultados

A cirurgia de catarata com a técnica de faco-emulsificação associada ao implante de lente intra-ocular (tipo dobrável – mais recomendada) é muito segura, proporcionando ao paciente uma reabilitação visual bem mais precoce quando comparada às demais técnicas.Como qualquer procedimento cirúrgico, esta técnica não está isenta de complicações, porém são raras. Em geral, os pacientes já recuperam uma boa acuidade visual para poder dirigir e exercer suas funções em 24 a 48 h após a cirurgia.
Durante a cirurgia de catarata, é possível a correção de parcial ou total do astigmatismo e a restituição da visão de perto e meia distância através das lentes chamadas Premium(lentes intraoculares tóricas e multifocais), colaborando para a diminuição ou ausência total de grau após a cirurgia.