Cirurgia Refrativa Personalizada ( Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia)

cirurgiaA cirurgia personalizada é feita a partir do exame de Wave Front que detecta as aberrações de baixa ordem, miopia, hipermetropia, astigmatismo como também as aberrações de alta ordem, as quais não são corrigidas por óculos (ex: trefoil, coma, aberrações esféricas, etc). Na cirurgia convencional são corrigidas somemte as aberrações de baixa ordem. Na cirurgia personalizada são corrigidas as aberrações de baixa e alta ordem.

 

O Centro de Oftalmologia Rebello dispõe de aparelhos para captar a medida destas aberrações – OPD Scan

 

A cirurgia personalizada além de melhorar a quantidade da visão (acuidade visual), melhora a qualidade da visão (sensibilidade ao contraste), evitando o ofuscamento noturno (Glare).

 

Esta cirurgia também está indicada para correção de aberrações de alta ordem induzidas em cirurgias anteriores, como por exemplo: cirurgias descentradas, ceratotomia radial (RK), pós-transplante de córnea.

 

Os pacientes portadores de pupilas grandes – acima de 6 mm – também são muito beneficiados com esta cirurgia.

 

Laser de Femtosegundo na cirurgia refrativa

 

oftalmoA cirurgia refrativa (cirurgia de miopia, hipermetropia e astigmatismo) realizada através da técnica Lasik consiste na criação de uma fina lamela da córnea através de um corte chamado “flap” que expõe as camadas mais profundas da córnea para a aplicação do Excimer laser. Convencionalmente, desde a criação desta técnica, este flap é realizado com um aparelho chamado microcerátomo que com uma lâmina muito fina realiza o corte na córnea. Atualmente já está disponível uma nova tecnologia para confecção do flap corneano chamada Femto Second Laser. Com este laser na realidade não existe corte na córnea.

 

O que ocorre é uma separação das lamelas do colágeno corneano, de forma suave, sem a necessidade de corte. Com isso se tem um flap mais preciso e de melhor qualidade o que propicia maior segurança à cirurgia. Diversos estudos têm demonstrado que cirurgias refrativas com a técnica de Lasik com laser de femtosegundo (femto-lasik, i-lasik ou z-lasik) apresentam melhores resultados e menores taxas de complicação. Os estudos indicam que nesta técnica ocorre menor desconforto para o paciente, menos edema pós operatório, flaps mais precisos, recuperação visual mais rápida, excelentes resultados visuais e baixíssima taxa de complicações. Dentro de alguns anos, o corte com microcerátomo será provavelmente abandonado e serão todos realizados com laser de Femtosegundo.