A Aberrometria é a técnica mais avançada de diagnóstico para aberrações que estão além da ajuda dos óculos e lentes de contato. Exame que avalia as possíveis irregularidades ópticas de alta ordem e que podem comprometer a visão. Indicado para avaliação de pacientes que, mesmo com uso de correção óptica (óculos e lente) não conseguem obter boa visão. Também é indicado no pré e pós operatório de cirurgias refrativa e catarata, bem como estudo da córnea. O exame consiste em um sistema altamente sofisticado, que analise a partida da frente da onda (wave front) a condição da aberração ocular, analisa cada pequena imperfeição refracinal com um software muito preciso.
Como o exame é realizado
São capturadas várias imagens do olho do paciente.

O aparelho mede a auto-refração(AR) através de raios infra-vermelhos e a topografia corneana onde o formato da Córnea é analizado baseado no anéis de plácido refletidos na Córnea. Durante a medida da auto-refração são medidos os mapas de OPD e também medidas da refração da área central do olho. Durante a medida da topografia são obtidas as medidas da curvatura e a distribuição do poder refrativo.




Trata-se de um exame indolor, que avalia o potencial de visão do paciente. Realizado principalmente em pacientes que irão submeter-se a cirurgia de catarata.
É um exame que se utiliza de contraste endovenoso associado a registro fotográfico do fundo do olho para analisar a circulação e perfusão dos vasos da retina e coróide. É um exame muito útil para o diagnostico, avaliação de resultados de tratamento e evolução de lesões do fundo do olho.
Exame ultra-sônico que mede o tamanho do globo ocular, sendo básico para o cálculo da lente intra-ocular em cirurgias de catarata.
É o exame do campo visual realizado em aparelho gerenciado por programa de computador. É um exame mais minucioso e permite que exames subsequentes sejam comparados ao longo do tempo. Sendo mais independente do técnico que executa o exame, torna confiável a comparação dos exames executados em diferentes locais, desde que sejam realizados com o mesmo modelo de aparelho.

A Gonioscopia é um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior).A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
A mais recente tecnologia em laser para tratamento das doenças da retina e glaucoma é o laser amarelo de estado sólido. Trata-se do primeiro sistema a incorporar a tecnologia MicroPulso que permite um maior controle sobre os efeitos térmicos da fotocoagulação a laser, diminuindo seus efeitos colaterais.
O Mapeamento de Retina é um exame oftalmológico realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho como a retina, o nervo óptico e o vítreo.
– Captura automática de 16 imagens e análise em menos de 3 segundos.
É um exame cuja finalidade é medir a espessura da córnea. Este é um dado fundamental em toda cirurgia refrativa, pois nesta retira-se tecido corneano com o laser para correção das ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo).

Também chamada de Ceratoscopia computadorizada, é o exame no qual analisa-se a curvatura da Córnea.
O Yag laser tem como grande aplicação a “limpeza” da cápsula posterior que em alguns casos se torna opacificada após a cirurgia de catarata.